O que é uma semente? Que cores podem ter, e que tipos existem? Podemos comê-las? Afinal as sementes são assim tão importantes na nossa vida? Estarão em perigo? Estas são algumas das perguntas que vão surgindo na Oficina de Sementes que o projeto “1Planet4All” se encontra a dinamizar nas quatro escolas secundárias onde temos presença contínua. Através da exposição sobre o maravilhoso mundo das sementes, alunos e alunas, professores e professoras, puderam compreender a sua importância e evolução ao longo do tempo, as diferentes práticas de agricultura e alimentação que lhes estão associadas, e a sua presença em quase todos os gestos do nosso dia-a-dia.

Oficina de Sementes na Escola Secundária Rainha Dona Amélia (novembro 2022)

Oficina de Sementes na Escola Secundária Alfredo Reis Silveira, no Seixal (dezembro 2022)

Tendo em conta a importância fulcral da recolha e armazenamento de sementes na nossa soberania alimentar, na segunda parte da Oficina, alunos e alunas aprenderam sobre o processo de recolha, secagem e limpeza de sementes e puderam pôr em prática estes conhecimentos com alguns alimentos (abóbora, tomate, pimento).

Esta oficina é promovida pelo núcleo de Agroecologia da WAKESEED, através de uma das mentoras e fundadoras da Rede Nacional de Círculos de Sementes. Em 2012, foi iniciado este caminho na sequência do apelo mundial da ativista indiana Vandana Shiva pela libertação das Sementes. 

Oficina de Sementes no Instituto Pupilos do Exército, em Lisboa (janeiro 2023)

Exercício de recolha e conservação de sementes