Estamos de volta para a 2ª edição da Oficina Speakers do Clima!
Junta-te a nós e torna-te um/a comunicador/a para a ação climática! 

A oficina Speakers do Clima é uma das atividades do projeto europeu 1Planet4All – Empowering youth, living EU values, tackling climate change. Tem como propósito despertar nos/as participantes a consciência crítica face às Alterações Climáticas e promover o seu envolvimento em iniciativas concretas de comunicação sobre o tema.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Quando?

11 a 15 outubro 2021 (3 sessões presenciais)
 

Onde?

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
 
 

A quem se dirige?

Destina-se a estudantes universitários/as que queiram tornar-se comunicadores/as para a Ação Climática.

Porquê?

O fenómeno das Alterações Climáticas é um desafio complexo, mas estimulante para um/a comunicador/a, para além de se tratar talvez da questão mais preocupante com que nos deparámos na atualidade.

De facto, a janela de tempo que temos disponível para agir e prevenir os impactes mais graves das Alterações Climáticas diminui de dia para dia. Os cientistas que estudam o fenómeno têm cumprido o seu papel investigar e revelar o que está a acontecer e o que acontecerá no futuro se nada fizermos. É essencial os/as Comunicadores/as entrarem em campo de forma eficaz, encontrando estratégias de comunicação que persuadam as pessoas, aos mais diversos níveis, a agir.

Programa da Oficina

Vamos explorar temas essenciais para que essa comunicação seja bem-sucedida, a partir de uma metodologia OCA (Observar – Compreender – Agir). O programa inclui 3 módulos organizados de acordo com esta estratégia faseada.

  • Primeira fase – Observar (1 sessão presencial): Momento de consciencialização para o contexto, desde o conhecimento das diferentes formas como as pessoas se relacionam com as Alterações Climáticas (e as condicionantes dessa relação), até ao modo como os media abordam o tema (focando também a importância da literacia mediática para combater a desinformação e o negacionismo climático).
  • Segunda fase – Compreender (1 sessão presencial): Serão abordadas as diferentes estratégias possíveis para uma comunicação eficaz e adequada a diferentes públicos e objetivos. Será também aprofundado o conhecimento sobre os impactes das Alterações Climáticas.
  • Terceira fase – Agir (1 sessão presencial): Serão produzidos conteúdos mediáticos para a Ação Climática, tendo por base os recursos fornecidos.

No final, os participantes serão ainda desafiados a envolver-se na fase seguinte do projeto, a oficina Pivots do Clima, dirigida a estudantes de nível secundário. Nessa oficina, intervirão como monitores, podendo transmitir o conhecimento adquirido aos colegas mais novos.

Queres ser um/uma Speaker do Clima?

Não percas mais tempo, e inscreve-te aqui!

  • Participação gratuita.
  • Oficina dirigida a estudantes universitários.
  • Com certificado de participação.

Esta atividade insere-se no projeto europeu 1Planet4All e é implementada no âmbito da parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.