Desenvolvimento Rural, Segurança Alimentar e Nutrição

  • Mais de 100 cursos de capacitação nas áreas agrícola, pecuária, economia familiar e atividades geradoras de rendimento para as famílias em Moçambique, desde 2003 até hoje.
  • No Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula (Moçambique) foram criadas oficinas de produção de papel reciclado e de fibras vegetais, de tingimento natural de tecidos e de produção de chá malakate.
  • No Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula (Moçambique) foram mantidos campos de demonstração e ensaios agrícolas contínuos, com várias culturas e variedades.
  • Novas culturas, como a batata-doce de polpa alaranjada (BDPA), foram introduzidas em zonas extremamente carenciadas e que atravessaram graves períodos de fome. A introdução de BDPA na alimentação das comunidades, através do curso às mulheres agricultoras, levou a ganhos relevantes nos indicadores antropométricos das crianças em idade pré-escolar dessas mesmas camponesas (Avaliação de impacto NOVAFRICA, 2015).
  • A reintrodução de animais em comunidades de produção pecuária faz com que as pessoas voltem a ter confiança no futuro e acreditem que as suas vidas podem melhorar significativamente, o que justificou a criação de um programa de fomento pecuário que beneficiou 40 famílias.