Benefícios Sociais

A promoção de atividades associativas permite às famílias partilharem preocupações, dificuldades e soluções para problemas semelhantes:

 

  • Em 2007, foi criada em Moçambique, com apoio da VIDA, a Associação Pfukani Djabula. Conta atualmente com 52 membros, sendo que a sua maioria são mulheres. Dentro da Associação, trabalham 4 grupos de produção: papel reciclado, tingimento natural de tecidos, agricultura e um grupo responsável pela padaria. Todos os grupos se encontram na fase inicial de comercialização quer local como regional, e contam com o apoio da VIDA para consolidar e fortalecer a capacitação nas áreas de gestão de negócio e comércio.
  • No âmbito do projeto VIVA que permitiu a construção de 50 furos de água no setor de São Domingos, região de Cacheu, Guiné-Bissau, entre 2010 e 2012, foram constituídos vários comités de gestão da água entre as diversas comunidades beneficiárias do projeto. Estes comités permitem assegurar o bom funcionamento dos furos de água, mantendo-se em plena gestão até hoje.
  • Em 2014, foi constituída a primeira União de Associações Agrárias do distrito de Matutuíne (UAAMAT), em Moçambique, após um longo período de trabalho conjunto entre as várias associações e grupos de camponeses do distrito, do qual a VIDA fez parte desde início.
  • Com o início do sistema de Mutualidades de Saúde em Suzana e Varela, na Guiné-Bissau, foram constituídos diversos comités dessa mesma mutualidade em cada tabanca (aldeia) para gerir o pagamento de quotas, entradas de novos sócios, dinamizar e dar a conhecer a toda a comunidade, de modo a servir como reforço dos serviços de saúde nacionais, promovendo o maior acesso a cuidados de saúde, medicamentos essenciais e evacuações de aldeias isoladas para o hospital.