No dia 30 de junho, terminámos o projeto europeu “1Planet4All”! Ao longo de três anos, procurámos sensibilizar e envolver as gerações mais jovens em diferentes atividades pela justiça e ação climática, em diversos contextos.
Em síntese, compilámos alguns dos resultados alcançados com este projeto:
  • 4 espaços verdes criados em contexto escolar, com mais de 200 estudantes envolvidos, que são autênticas salas de aula ao ar livre

De uma amostra de 39 alunos/as que responderam ao inquérito no final do projeto:

  • 92,3% concorda que a existência de espaços verdes para ensino na escola é uma mais valia: foi mencionada a importância do contacto e conexão com a natureza (29,17%), principalmente em ambiente urbano; a saúde mental e o bem-estar (25%); a melhoria da paisagem escolar (25%); a sensibilização ambiental e aprendizagem (12,5%); o contributo para o relacionamento interpessoal (12,5%) e a melhoria da qualidade do ar (8,3%).
  • 71,8% refere ter alterado algum comportamento/ação na sua vida quotidiana com este projeto.
  • Dos alunos que mencionaram aprendizagens adquiridas, podemos agrupar as mesmas em quatro vertentes: conhecimentos técnicos relacionados com agricultura biológica, permacultura e funcionamento de ecossistemas (55,9%); relações interpessoais e conexão com a natureza (26,5%); importância da gestão sustentável dos recursos disponíveis (17,6%) e importância da biodiversidade e da proteção ambiental (8,8%)

Como resultados dos inquéritos realizados a 10 professores/as de diferentes áreas do saber:

  • 100% consideram a existência de espaços verdes para ensino nas escolas uma mais valia: pelo facto destes espaços permitirem o contacto e o respeito pela natureza (63%), a melhoria da experiência de aprendizagem e do bem-estar de alunos e professores (25%), assim como o facto das atividades desenvolvidas possibilitarem aprendizagens interdisciplinares e transversais (25%), ao mesmo tempo que ajudam a promover valores de cidadania (12,5%).
  • 100% concorda que a participação das suas turmas no projeto levou a diferenças positivas nas dinâmicas de funcionamento das mesmas, referindo, a capacidade de trabalho em equipa (33,3%), a união e melhor comunicação entre pares (33,3%), a melhoria da motivação e empenho dos alunos (22,2%) e o desenvolvimento de competências transversais como a resolução de problemas, o espírito crítico e a capacidade organizativa (22,2%).
  • 80% refere mudanças na perceção de diferenças na sua relação com os alunos, apontando o crescimento da afetividade, da proximidade e confiança nessa relação, a oportunidade de conhecer os seus alunos num contexto diferente.
  • 100% sentiu alterações na sua vida pessoal com a participação no projeto, nomeadamente no que toca ao seu contacto com a natureza (80%), à sua relação com os alunos (70%), à sua relação com o restante corpo docente envolvido (50%) e à promoção da sua saúde mental (40%).
  • 1 minifloresta criada em contexto académico – a FCULresta – com o envolvimento de 150 jovens (em parceria com a 2adapt e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
  • 20 ações de sensibilização para 490 estudantes do ensino secundário por todo o território nacional
  • 4 Oficinas Speakers do Clima para 55 estudantes universitários e Oficinas Pivots do Clima para 85 estudantes do ensino secundário (em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
  • 20 Workshops de formação em diversas temáticas (Permacultura Urbana, Sementes e Soberania Alimentar, Cozinha ecológica, Compostagem, Tingimento Natural, entre outras)
  • 3 ações de formação contínua para 48 professores/as de Geografia (em parceria com a Associação de Professores de Geografia)
  • Evento final de celebração e de partilha com 170 participantes das 4 escolas envolvidas no projeto e com a presença de parceiros e financiadores
  • E, por fim… 10 154 árvores plantadas (em ações de reflorestação, criação de miniflorestas e no âmbito da colaboração com o projeto Trees for the World com o CNE)!

Findo este ciclo de aprendizagens e de muito trabalho colaborativo, agradecemos a todas as escolas, professores/as, alunos/as e parceiros que acreditaram e embarcaram connosco neste projeto, confiando no nosso trabalho e missão!

O projeto europeu “1Planet4All” foi implementado em Portugal pela ONGD VIDA, com o financiamento da União Europeia (DEAR Programme) e do Camões, I.P.