Habitação e infraestruturas

A habitação é uma necessidade básica na vida de cada ser humano. A pobreza extrema em que vivem muitas das famílias onde a VIDA trabalha, não lhes permite aceder a uma casa por mais simples que ela seja – com um chão, quatro paredes e um telhado – um local onde as famílias possam manter a sua privacidade, estar a salvo dos animais e dos incontroláveis fatores climatéricos.

Para além da habitação própria, os projetos da VIDA têm contemplado, ao longo dos anos, a construção e/ou reabilitação de infraestruturas de saúde (como as Casas das Mães e Unidades de Saúde Comunitária na Guiné-Bissau), de educação (como a Escola Básica de Ncassani), e de desenvolvimento rural e comunitário (como o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula).

HABITAÇÃO E INFRAESTRUTURAS

Entre 2004 e 2005, a Escola Básica de Ncassani foi uma das infraestruturas que a VIDA construiu para servir as crianças desta aldeia rural e isolada no distrito de Matutuine, em Moçambique. Hoje mantém-se espaço de aprendizagem e convívio para 75 crianças e 5 professores! O Justino está na última classe do ensino básico e foi um dos jovens que beneficiou deste projeto.