1Planet4All – Campanha europeia

Os desafios das Alterações Climáticas

As Alterações Climáticas já não são um fenómeno longínquo que afeta pessoas e locais distantes: estamos constantemente a sentir o seu impacto no nosso dia-a-dia, independentemente do local onde vivemos. Sabemos que se não agirmos agora em conjunto, amanhã pode ser muito tarde.

Os enormes desafios que as alterações climáticas colocam à sustentabilidade do Planeta e à nossa vivência humana exigem respostas conjuntas e coordenadas à escala global. Nesse sentido, apenas cidadãos informados, ativos e comprometidos estarão aptos para, enquanto gerações futuras nas estruturas de decisão, promover as mudanças necessárias em prol de um desenvolvimento mais justo e sustentável num Planeta que é de todos.

 

 

A ação climática na nossa intervenção

Na Guiné-Bissau e em Moçambique, países em que a VIDA está presente de forma contínua, as alterações climáticas manifestam impactos concretos na vida das famílias e das comunidades mais pobres e vulneráveis, extremamente dependentes do ecossistema em que vivem. Em conjunto com estas famílias e comunidades, a VIDA tem procurado caminhos de resiliência que lhes permitam fazer face aos vários constrangimentos e necessidades, através de soluções adequadas e sustentáveis que valorizem os recursos naturais disponíveis e o potencial de cada pessoa e comunidade.

 

1Planet4All

O projeto 1Planet4All – Empowering youth, living EU values, tackling climate change resulta de uma aliança de 14 organizações não-governamentais de toda a Europa que trabalham em alguns dos países mais frágeis do mundo afetados pelas alterações climáticas, da qual a VIDA faz parte. Partindo da vasta experiência das 14 organizações deste consórcio nas áreas de Cooperação para o Desenvolvimento e Ação Humanitária, o projeto 1Planet4All pretende assumir uma dimensão de interconexão e de solidariedade, ao conectar o Norte e o Sul Global, sustentando a ideia de que as alterações climáticas são uma causa comum.

Período de Implementação: 1 fevereiro 2020 a 31 janeiro 2023 (36 meses)

Financiadores: União EuropeiaCamões, I.P.

Parceiros em Portugal: 2adapt | Faculdade de Letras – Universidade do Porto

Parceiros europeus: People In Need – Czech Republic, | 11.11.11. | Ayuda en AcciónActed | Center for Citizenship Education (CEO) | Cesvi | Concern Worldwide | Convergences | People In Need – Slovakia | Punto Sud | Mondo | Suedwind | Welthungerhilfe

 

 

OBJETIVO

O 1Planet4All pretende promover a consciencialização e o entendimento crítico dos jovens europeus de 12 estados-membros da União Europeia em relação às alterações climáticas enquanto ameaça ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e inspirar o seu envolvimento ativo em ações concretas para a construção de comunidades “climate-smart”, seguras e inclusivas.

 

O QUE FAREMOS

Ao longo de três anos, em diversas atividades por todo o país, o 1Planet4All levará o mote para abordar e debater a complexidade das alterações climáticas, e a oportunidade para promover informação credível e baseada em evidências científicas. Por outro lado, pretende-se gerar espaços participativos de formação/capacitação mas também de partilha e intercâmbio de experiências e boas práticas junto dos jovens entre diferentes faixas etárias (dos 15 aos 35 anos) e em distintos contextos educativos e sociais.

Simultaneamente, terá lugar uma campanha de comunicação conjunta que decorrerá nos países europeus deste consórcio, com uma narrativa e enquadramento adequado e dirigido aos jovens com os objetivos de inspirar e envolver para a ação climática. Haverá ainda lugar para criação de campanhas nacionais de sensibilização (sobretudo nas redes sociais), e para métodos inovadores de divulgação e de participação como “climate camps”, de forma a promover a cidadania ativa entre os jovens.

 

 

Este projeto é financiado pela União Europeia e Camões, I.P.